uma boa posta de pescada

02 abril 2007

Violência nos estádios. De quem é a culpa?

Ontem, no Benfica- FC Porto assistiu-se a mais algumas vergonhosas cenas de violência provocadas pelas claques (que, habitualmente, têm apoio dos clubes). De quem será a culpa?
- Dos animais que constituem as claques (peço desculpa, mas não considero pessoas quem manda cadeiras, very-lights e afins contra pessoas que apenas foram ver a bola)... E não foi só de ontem... Podemos ir buscar exemplos de todas as claques e não só dos três grandes...
- Da organização dos jogos. O exemplo de ontem é perfeito: quem se lembra de pôr uma claque problemática (sou adepto do FCP, não posso com eles e não quero com isto desculpá-los) por cima de adeptos do grande rival... Não teria sido mais fácil reservar um sector inteiro de cima a baixo?
- Da polícia. Como é que é possível que uma pessoa vá à bola com a família e seja revistado de cima a baixo e as claques entrem como carneiros, sem qualquer revista? Será que as bandeiras, os cartzaes e afins são revistados?
- Da Liga. Não seria justo que o FCP fosse castigado por estas acções da sua claque? Provavelmente vai ser, mas apanha uma multa... Em Itália, depois de um incidente que causou a morte a um adepto, uma série de clubes vão jogar até final da época à porta fechada... Em Portugal, tentou-se fazer um jogo à porta fechada há uns anos, mas os adeptos do Guimarães prometeram um "motim" e a Liga encheu-se de medo e abriu as portas!!!
- Do próprio Estado. A Liga e a Federação têm o estatuto de utilidade pública e portanto têm de responder perante o Estado, que parece não se preocupar minimamente com isto!!
posta do Noriega às 14:07

2 Comments:

Era junta-los todos, mete-los num barco e siga pras Berlengas...portistas, benfiquistas, sportinguistas, membros de claque que usam o futebol como escape para a violência.

Quando os mais velhos me contam que iam 'pra bola de garrafão de tinto e marmita com frango assado 4h antes do jogo começar para terem tempo de fazer o 'aquecimento', dá que pensar...bons velhos tempos!

02/04/07, 16:31  

É pena não existir futebol entre três equipas em simultâneo. Era reservar a entrada exclusiva para as claques dos três grandes, misturá-las todas, fechar a porta e passados dois dias deixar sair os sobreviventes...

04/04/07, 13:45  

Enviar um comentário

<< Home